Coordenador : Leonardo Ferreira Kaltner
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398828.2206.73232.28102023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Pesquisadores, professores, discentes de pós-graduação e de graduação da área de Letras e Linguística.
Local de atuação: Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Plataforma institucional do Google Meet. Evento remoto.
Objetivo
O objetivo geral do projeto é desenvolver e organizar evento acadêmico com especialistas na área de Historiografia Linguística, Filologia e afins. O evento é organizado a fim de proporcionar um espaço acadêmico para a divulgação científica, a reflexão teórico-metodológica e a integração de pesquisadores, professores e estudantes, de instituições de ensino e pesquisa, tanto da rede pública quanto privada, nas diversos campos do conhecimento da área de Estudos de Linguagem. Como objetivos específicos podemos elencar o estímulo a estudantes de pós-graduação e graduação do hábito de pesquisa, da inserção nos círculos acadêmicos com finalidade de produção científica e da prática extensionista. O evento visa promover a troca de conhecimentos e experiências de ensino e pesquisa, entre professores e estudantes das instituições envolvidas e registrar a produção de conhecimento na área. Buscamos contribuir para a difusão do conhecimento científico e da produção acadêmica, promovendo a integração de instituições de ensino que se vinculam ao Círculo de Estudos Filológicos e Linguísticos, sediado no Estado do Rio de Janeiro.
Resumo
A V Jornada de Historiografia Linguística e XXVI Congresso Nacional de Linguística e de Filologia é um evento que ocorre entre os dias 29 e 31 de agosto de 2023, de maneira híbrida, presencial, no Auditório Ismael Coutinho, e remota pela plataforma do Google Meet institucional da Universidade Federal Fluminense, sediado no Instituto de Letras. O evento é da área de Linguística e de Filologia, organizado em parceria com o Círculo Fluminense de Estudos de Filologia e Linguística (Cifefil). O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisas Filologia, línguas clássicas e línguas formadoras da cultura nacional (CNPq/UFF), vinculado ao campo teórico das áreas de Linguística Histórica e Historiografia Linguística. Está em sua quinta edição na UFF, ao ser organizado pelo grupo de pesquisas, e na vigésima sexta edição pelo Cifefil. O evento está vinculado à área de pesquisas de Historiografia Linguística na UFF, que conta com uma disciplina em seu Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Sendo uma oportunidade para divulgação da área, contará com uma conferência de abertura, mesas-redondas, sessão de comunicações e sessão de palestras, sobre o tema. Os resumos serão publicados em caderno de resumos, e os trabalhos completos do evento serão publicados em ebook.